terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cidade de praia??

Hoje um turista disse na televisão: "Vim conhecer as praias de Salvador".

Confesso que deu até pena. Afinal, a imagem que as agências vendem é essa. Uma cidade litorânea, com muita beleza e comodidade, aquelas fotos incríveis (lembram?) Hummmrrummm.... Pobre de quem acredita!

A competentíssma Prefeitura de Salvador ordenou a retirada de todas as barracas de praia da cidade, dando espaço para a maior baderna à beira-mar.

Nada contra às leis, à organização do litoral, ao meio ambiente, higiene etc! Mas precisava ser desta forma radical??? Ou melhor, sem planejamento????


A cultura dos baianos foi retirada da forma mais cruel possível (desamparando as famílias que tinham negócios no local e de toda população, que perdeu a tradição de ir à praia, passar o dia, almoçar, marcar com os amigos). Não venham me dizer que ir para a praia com um monte de tralha debaixo do braço é solução... não é mesmo!

Uma coisa é o Rio de Janeiro não ter barracas (porque tem um calçadão enorrrrmeeeee), ou qualquer outra cidade que não tem barracas... estamos falando de Salvador e pronto!

Foi aqui que fomos criados, indo a praia todo fim de semana, tendo pelo menos o mínimo de comodidade possível (atendimento, serviço, cadeiras, sombreiro, chuveiro).

O que nos restou agora????

Areia e mar (sempre sujos) e um monte de gente aglomerada. Pequenos improvisos desorganizados vendendo bebidas... Baianas de acarajé na escada... e uma cobrança abusiva pelo serviço (15%) e aluguel das cadeiras, mesas e sombreiros.

A situação aqui é tão crítica que eu moro há 2 km da praia, mas sempre fui para o Flamengo (longe) e agora só me resta Villas (muitoooo longe)! Imagine??? Absurdo, não?

Confesso que só fui uma vez depois da derrubada das barracas. Fiquei triste com o que vi e com o que ouço das outras pessoas. Por isso, não faço a menor questão de ir à praia mais... Tenho vergonha, revolta, indignação!

Por que antes de resolver o problema não deram uma solução viável????

Exemplo: As barracas do Imbuí sempre foram um problema, mas antes de colocar todo mundo na rua, a Prefeitura não construiu a praça, vai mudar de lugar? Ou seja, solução viável...!!

Desculpem pelo desabafo, mas tenho vergonha da atual situação de nossa cidade, muita vergonha! #prontofalei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!