domingo, 31 de outubro de 2010

Democracia

Vivemos em um país democrático... mas o que significa isso?

Que podemos escolher nosso representante (na escola, na faculdade, na cidade, no estado, no país....)??? Hummm... muito interessante! Direito adquirido!

Que podemos emitir opinião sobre o que tivermos vontade? Ok.... Desde que você se responsabilize por isso. Entretanto, não concordo quando isso se refere às ofensas e calúnias. Você tem esse direito??? Pense antes..



Hoje no twitter tive o desprazer de "conhecer" a página de uma garota chamada Mayara Petruso, de SP. Em um dos infelizes posts ela diz: "Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado!"

Em pleno século XXI é inacreditável ler algo sobre isso, né?


E pior: Tem muito mais "semelhantes" - Clique e confira!


E nos veículos de comunicação? Me chama atenção até hoje os que emitem opinião sem pudor, sem ética e compromisso. Um exemplo é a Veja que há muito tempo tem caído em minha opinião (inicialmente pelo excesso de publicidade, quase 50% das páginas) e nesta eleição ela realmente conseguiu se superar! Para mim, as capas e matérias pró-Serra foram até onde eu não poderia imaginar! Credibilidade zero.

Ainda bem que parte da sociedade não se influência por este tipo de "jornalismo", mas imagine quantos levaram 'aquilo' como "verdade"?? Sou completamente à favor da liberdade de imprensa. Mas que se faça de forma ética, competente e digna, ora!

Onde está a transparência e a eterna busca pela imparcialidade????

Talvez por isso querem que o diploma de jornalismo seja jogado na lata do lixo: não querem que as pessoas questionem!

E minha dica é justamente à favor disso: Questione! Sempre.... sempre!!!! Nunca leia, ouça ou aceite algo sem antes questionar! Se pergunte: será?

Em matérias de veículos de imprensa, se pergunte: ele deu voz à todos os lados envolvidos? Me fez pensar melhor sobre o assunto ou me levou a formar uma opinião de seu interesse???


Pense nisso!


Deixo claro que não sou PT, mas sou jornalista e questionadora!

Um comentário:

  1. Adoro passar por aqui e ler o seu ponto de vista das situações, até por saber deste seu lado critico com o dia-a-dia e óbvio que isso não tem a ver com partido.
    O melhor desta eleição não foi sinceramente nem saber quem ganhou, mas perceber que foi uma decisão nordestina, espero que de fato agora muitos politicos tenham conhecimento que o nordeste exite não somente como um ponto no mapa, mas que temos também pode decisório para assuntos importantes.
    Esse preconceito que existe é absurdo, alias qualquer preconceito é absurdo e é uma pena ainda existir pessoas irracionais com tanto avanço de tecnologia e informação...
    .
    PARABÉNS pelo texto, como sempre meu momento de raciocinio.
    BEIJO

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!