terça-feira, 7 de setembro de 2010

O que você vai ser quando crescer?


Tem um assunto que tenho pensado há muito tempo e a fofa @linec sugeriu, por isso resolvi escrever hoje: Quando é a hora de escolher a profissão?

Penso que talvez essa seja uma pergunta das mais complicadas de se responder. Somos obrigados a fazer uma escolha para nossa vida inteira quando temos menos de 20 anos. No ensino médio os jovens sofrem uma pressão extrema sobre que profissão seguir. Fácil para quem identifica seu dom, sua intimidade e amor por uma determinada atividade assim, tão cedo. Entretanto é uma decisão difícil para a maioria!

Considero, inclusive, que esta é uma responsabilidade muito grande para um jovem carregar. Por que temos que escolher tão cedo sem o conhecimento do que realmente é a profissão?

Por isso que vemos inúmeros estudantes abandonando o curso no 3º, 4º, até 6º semestre. Eles realmente não sabiam o que queriam, mas (por pressão) precisaram optar por um caminho.

Não adianta escolher a profissão nessa agonia. Sem imaginar como você estará 10 anos depois. Como você pretende estar neste período? Essa profissão pode te proporcionar isso? Muitas pessoas não sabem. Eu também não sabia! Aliás, nunca nem pensei nisso.

Graças a Deus eu amo o que faço, mas penso que se eu tivesse pensado bem, com calma, sem agonia de 3º ano, vestibular, ENEM, resultados, cobranças... talvez tivesse feito outra escolha.

Nunca vou saber se teria sido melhor, ou pior, mas queria ter tido essa chance, de escolher sem pressão. De pesquisar, conhecer... Naquela época eu sabia +\- o salário de um jornalista, mas para mim aquilo tava lindo! Não lembrei que com a minha idade hoje, esse $ não dá para quase nada.. muito menos para morar sozinha, como eu quero tanto.

Enfim... nem só de amor e paixão vive-se o homem! Lógico que escolher uma profissão só pela remuneração também não é legal, mas acho que se tudo for melhor planejado, se as escolhas forem feitas com consciência, conseguimos equilibrar as duas coisas.

Hoje amo meu trabalho, mas para realizar meus sonhos preciso conseguir uma segunda renda e isso exige mais trabalho, menos tempo. Mas também não é nada demais... e tô muito feliz com minha escolha. Até porque eu não faria uma outra faculdade (não mesmo, já basta a pós!).

Só peço que vocês jovens e vocês pais, tenham mais calma. A vida não corre, não voa... Essa é uma decisão tão importante que é melhor pensar, analisar, perguntar, pesquisar.

E se a escolha não for a que te realize pessoal e profissionalmente, não tenha medo de voltar e tentar outra vez. Só tente ir atrás da felicidade o quanto antes, não adie muito as decisões e seja feliz!

4 comentários:

  1. Achei bem interessante o post, mas um outro fator que interfere na análise detalhada da escolha do curso principalmente em instituições publicas é a concorrência em determinadas áreas, muito estudantes da rede publica de ensino, optam por cursos menos concorridos pois sentem mais necessidade ou obrigação de estarem aprovados do que em fazer a escolha certa ou a escolha que pensam ser a certa e não terem os nomes na lista de aprovados.
    Bjus Kenia Coelho

    ResponderExcluir
  2. Liana... muito bom o post!!!! Adoro o jeito que vc escreve... como vc trata os assuntos e nesse post ñ foi diferente!!!

    Concordo plenamente com vc!!!! Com 22 anos, último semestre da Faculdade (Comércio Exterior)... ñ sei se fiz a escolha correta... ñ sei se isso é realmente o que eu tenho vontade de fazer para o resto da minha vida ou se é somente o que me "sustenta" no momento.

    "E se a escolha não for a que te realize pessoal e profissionalmente, não tenha medo de voltar e tentar outra vez. Só tente ir atrás da felicidade o quanto antes, não adie muito as decisões e seja feliz!"

    Tentar... tentar... e tentar sempre, a felicidade nos aguarda!!! ^^


    Bjssssssssss...
    Aline Carvalho (@linec)

    ResponderExcluir
  3. E pensar que fiz inicie uma faculdade com um futuro promissor (assim escuto até hoje por meus pais) e fui em busca de seguir um sonho...
    Pois bem, meu sonho não seguiu como gostaria e me pergunto até hoje porque não ouvi os conselhos dos meus pais...
    As vezes é necessário uma coerência entre o que deseja-se e o que a tal voz da experiência lhe sugere...
    Uma coisa é fato, escolher uma profissão é algo dificil sem sombra de dúvidas...

    ResponderExcluir
  4. Kenia, excelente observação! Concordo plenamente, não basta ser aprovado, é preciso ter algum interesse, amor, paixão!

    Line, se vc está no último semestre, relaxe!!! termine e veja se o mercado era o que você esperava. Se não for, se não te fizer feliz, faça uma pós, ou (se tiver saco) até outra graduação. O importante é não desistir nunca! obrigada pelo carinho, pela sugestão, enfim...!

    Alineeee, essa escolha é bem complicada mesmo. Mas vc nunca vai saber se seria melhor se tivesse escolhido a profissão que seus pais queriam. Muita gente seguiu estes conselhos e nunca foi feliz. Mas como vc já escolheu e já formou, não pense mais no passado e sim, no futuro! Siga em frente, siga seus sonhos! Boa sorte!


    Bjs meninas!!!!! Continuem por aqui! Valeu mesmoooo

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!