segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Estágio na Irlanda

Uma grande oportunidade de aliar o aprendizado da língua com uma experiência profissional no exterior. Intercâmbio é isso!

Em novembro a SEDA deu início a um programa de estágio que permite aos alunos adquirirem experiência de trabalho em empresas irlandesas dentro de vários setores da economia - de tecnologia da informação até indústria hoteleira. Até agora, seis estudantes já foram inseridos em empresas irlandesas de TI, logística, distribuição e hospitalidade.

Um dos candidatos aprovados para o programa é André Gonzaga, um especialista em TI no Brasil, que agora está trabalhando em uma empresa com sede em Dublin chamada E-Celtic. André estuda na SEDA a tarde e faz o estágio no turno da manhã. Sua principal função na E-Celtic é ajudar na configuraão de um servidor Linux.
"Eu gosto muito de trabalhar aqui porque eu estou fazendo algo na minha área e aprendendo Inglês ao mesmo tempo", disse o estudante ao SEDA News, publicação institucional da escola. "O trabalho é fácil, porque eu fiz a mesma coisa no Brasil. Mas a cultura de trabalho aqui é diferente e é bom conhecer isso. Eu também aprendi algumas técnicas novas que eu nunca tenha usado antes. Tem sido uma grande experiência, e eu sou muito grato pela oportunidade que a SEDA me deu!”
A E-Celtic emprega cerca de 10 pessoas em seu escritório em Dublin. A empresa também tem um centro de desenvolvimento na Índia e escritório de venda em Londres. O principal negócio da empresa é na otimização de busca (SEO – search engine optimisation), marketing digital e desenvolvimento de aplicativos. Seu diretor, Brian Martin, disse que a E-Celtic regularmente recruta estagiários. "Somos uma empresa que está crescendo rapidamente, assim nós sempre precisamos de pessoas a bordo. Estágio é bom porque dá às pessoas um período de treinamento e assim elas podem conseguir uma posição em tempo integral com a empresa. Nós tivemos algumas pessoas que conseguiram isso pouco tempo atrás. Eles começaram como estagiários por alguns meses, mas nós ficamos muito impressionados com eles e oferecemos empregos de tempo integral".
E sobre o estudante da SEDA, André Gonzaga, Martin disse: "André tem uma boa experiência e por isso ele consegue fazer as coisas muito rapidamente. Ele tem sido uma grande ajuda para nós desde que entrou. Até agora ele está indo muito bem e nós temos mais projetos para ele. Ele é uma ótima pessoa!”
Ele acrescentou ainda que desde que entrou para E-Celtic o inglês de André melhorou e ele adquiriu mais confiança para falar. "Eu acho que é a principal coisa sobre a aprender qualquer idioma: você precisa estar confiante para falar. André está trabalhando em um ambiente real e nenhum de nós aqui fala português, por isso ele não tem escolha, a não ser falar Inglês".
Outros estudantes também estão muito satisfeitos com o novo programa da SEDA. Um outro aluno, agora estagiário, recentemente obteve uma colocação no escritório da Kuehne + Nagel em Dublin, uma empresa de logística global, disse que é "como um sonho tornado realidade".
Se você também deseja estudar em Dublin e participar destes e de outros projetos que a SEDA oferece, entre em contato pelo e-mail liana@seda.ie
Se você já for aluno e quer participar das seleções para conseguir um estágio através da SEDA, envie o seu CV (in English!) para: internship@seda.ie

Como o programa funciona?

O programa de estágio da SEDA permite que os alunos da SEDA aprendam Inglês e ganhem experiência de trabalho em uma empresa irlandesa, ao mesmo tempo. Os estágios não remunerados, geralmente duram de 4 a 6 semanas (embora em alguns casos possa ser por um período maior se as duas partes, aluno e empregador, estiverem de acordo). Os alunos podem escolher as empresas onde querem trabalhar a partir de uma lista de empresas irlandesas. Atualmente, existem oportunidades em TI, administração de empresas, marketing, publicidade, atendimento ao cliente, hospitalidade, turismo, arquitetura e outros.
Para participar do programa de estágio da SEDA você precisa ter mais de 18 anos de idade e seu curso tem que ser de longo período (por pelo menos 6 meses). A maioria dos cargos são apenas para alunos com nível intermediário ou avançado de Inglês, mas existem algumas oportunidades para os níveis iniciantes também. Os alunos também precisam de seguro médico privado (pelo menos para a duração do estágio).
Os estágios são para meio período ou para tempo integral. O estágio de meio período pode ser feito no tempo livre do aluno (oposto ao da aula) ou durante as férias. Os estágios em tempo integral estão disponíveis apenas durante as férias.
Se você gostaria de participar do programa, envie seu CV e uma carta de apresentação indicando a área onde você gostaria de trabalhar para internship@seda.ie. O coordenador do programa de estágios da SEDA, irá entrar em contato com você e apresentar as posições que estão disponíveis. Depois de escolher as que lhe interessam, serão agendadas as entrevistas com as respectivas empresas. Se a entrevista for bem sucedida, então você pode começar o seu estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!