domingo, 1 de julho de 2012

10 motivos para fazer Intercâmbio na Irlanda


Resolvi fazer essa lista para citar os motivos que favorecem a escolha da Irlanda como destino para quem sonha em fazer um intercâmbio. Porém, muito do que escrevo abaixo são coisas que percebi quando já estava aqui. Então, acho que são importantes para compartilhar com quem ainda está planejando tudo. Espero que gostem!



1.     
Inglês

Este é normalmente o primeiro motivo que leva as pessoas a procurarem um intercâmbio fora do Brasil. Afinal, o Inglês é uma língua universal, necessária para quem quer se manter atualizado, indispensável para muitos profissionais e exigência em diversas vagas de emprego.
O Inglês na Irlanda é o Inglês britânico, o que ajuda no aprendizado do Inglês “limpo”, sem as gírias e expressões do Inglês americano.
Ao contrário do estudo do idioma em cursos no Brasil, em um intercâmbio você pode aprender na escola e praticar na rua. Isso é realmente importante, sobretudo para as pessoas que não tem tanta facilidade no aprendizado do idioma em seu país.
No meu caso, por exemplo, apesar de ter feito vários cursos diferentes, eu sempre tive a sensação que só aprenderia Inglês se tivesse que me virar em um país que só falasse essa língua. E não é que foi verdade?!


2.      Cultura
É inacreditável como sua visão do mundo muda quando você sai da “zona de conforto”. Conhecer novas culturas, religiões, tradições, costumes e preferências é uma das coisas mais legais que acontecem quando você está em um intercâmbio. Especialmente aqui na Irlanda, porque é um país que abriga pessoas de muitas nacionalidades distintas.
A própria cultura irlandesa é muito interessante e reveladora. Isso sem falar nas incríveis coisas que você pode descobrir com uma simples ida a um dos vários museus que o país possui ou em uma ida a um dos incontáveis pubs que reúnem pessoas animadas e dispostas a dividir suas experiências com uma pint na mão!
É muito bom morar em um lugar tão seguro, não ter medo de assalto, bala perdida ou coisas parecidas. E também é muito bonito ver o quanto eles confiam muito uns nos outros!
Uma coisa curiosa é que, como vocês sabem, muitos brasileiros fazem intercâmbio aqui. Sendo assim, você provavelmente vai conhecer muitos deles. E cada um deles de uma região do nosso país, cada um com uma cultura diferente, com uma visão de mundo completamente diferente da sua. As comidas tem nome igual, mas são completamente diferentes, ou tem diferentes nomes e são a mesma coisa! E as festas? Cada um comemora do seu jeito, ou nem comemora! Os costumes, as gírias, a educação! Tudo muito plural! Chega uma hora que você percebe que não conhecia seu próprio país e é aqui, do outro lado do oceano que você tem a oportunidade de descobrir coisas incríveis sobre nosso Brasil. Eu, que nunca fui daquelas neuróticas para não conhecer brasileiros, adorei essa experiência! Hoje conheço meu país muito mais do que conhecia antes de vir pra cá e o mais legal: agora tenho um monte de lugar para conhecer e com casa para me abrigar! :)



3.      Upgrade na carreira (oportunidades)
Sem dúvidas o aprendizado do Inglês é um item importante e, em alguns casos, requisito mínimo para candidatura em algumas vagas de emprego. Mas aliar isso a uma experiência fora do país realmente conta muito. Grandes empresas em que os recrutadores são pessoas capacitadas e atualizadas, toda esta atitude de morar fora do país, se virar, fazer de tudo um pouco e lidar com as diferenças de clima e cultura, é levada em consideração. Afinal, as empresas procuram profissionais dinâmicos, que conseguem se adaptar a diversas situações. Com certeza vão te perguntar por que que não escolheu um lugar tradicional como os EUA, Canadá ou Austrália e vão gostar de ouvir que você veio para uma ilha cheia de história e com lugares incríveis.
Então, se você tem esta oportunidade (que ainda é para poucos). Aproveite!



4.      Sem burocracia
Ao contrário de outros destinos como EUA, por exemplo, conseguir um visto de estudante na Irlanda não tem muita burocracia. A começar pelo fato de que você não precisa solicitar seu visto antes da viagem. Então, não tem aquela tensão de ser ou não aprovado ou de ter que provar vínculos e outras coisas. A Europa tem sim suas regras e não é porque não exigem visto antes da viagem que é uma bagunça. Não mesmo! Mas eles não são tão exigentes...
Para os cursos de curta duração (1, 2 ou 3 meses), você só precisa apresentar na imigração do aeroporto a Carta da Escola para provar que está lá para estudar e recebe um visto temporário, chamado de visto de turista, que oficialmente te dá autorização para permanecer legalmente no país por até 3 meses. Mas não esqueça de apresentar também a comprovação da reserva de acomodação!
Já para os cursos de longa duração (6 meses-1ano), você faz o mesmo processo citado acima e depois prepara a documentação para solicitar o visto de estudante já aqui na imigração irlandesa. Depois de abrir uma conta no banco e depositar os 3 mil euros, você solicita um extrato com este valor e leva no escritório de imigração junto com seu passaporte, e o seguro governamental (obrigatório). Após seus dados serem conferidos e pagar a taxa de €150, você já recebe seu GNIB (carteirinha) e pode permanecer por até 1 ano no país.
Você tem ainda o direito de renovar por até três anos seu visto!



5.      Visto de Estudo e Trabalho
Quem procura um intercâmbio, nem sempre tem a disponibilidade de recursos para que consiga permanecer o tempo que quiser em intercâmbio sem se preocupar com dinheiro. Por isso, a maioria das pessoas busca um programa que alie estudo e trabalho. Neste caso, a Irlanda se encaixa perfeitamente e sai na frente em comparação aos outros destinos.
Aqui você pode trabalhar legalmente 20 horas durante as aulas, e 40 horas durante os outros 6 meses, conhecido como “férias”/Holiday. Aqui o pagamento mínimo é €8.65 por hora. Então, muitos brasileiros conseguem trabalhar e assim pagar suas contas, comprar suas coisas, viajar e até mandar dinheiro para o Brasil.



6.      Economia
Os programas de intercâmbio aqui na Irlanda, além de serem menos burocráticos, são mais baratos que em outros destinos. Apesar de o cálculo ser em euro, ainda assim, os preços são realmente muito atrativos.
Lógico que vai depender do nível da escola, da estrutura e da localização, por isso para cursos de longa duração você pode encontrar escolas de Inglês com programas que variam de 3 até 12 mil reais. Os pacotes normalmente incluem as 25 semanas de aula, 25 semanas de férias, seguro governamental obrigatório, 1 ou duas semanas de acomodação e transfer (opcional). Além disso, você precisa comprar as passagens aéreas (ida e volta). E se você for cuidadoso, também deve adquirir um seguro saúde/viagem particular, que não é caro e vale a pena, afinal, com saúde não se brinca, muito menos estando tão longe!
Para quem procura uma opção para aliar custo-benefício, pode ficar atento aos pacotes promocionais que as escolas aqui na Irlanda fazem. Em muitas delas você pode falar diretamente com funcionários brasileiros que são contratados justamente para dar toda assistência pré e pós viagem. Então, pergunte tudo, tire todas suas dúvidas!



7.      Viagens
Nossa! Esse é um dos pontos que mais me encantaram mesmo antes de chegar aqui. Afinal, morando na Irlanda você tem a oportunidade de conhecer lugares aqui e em toda Europa que eu sempre sonhei e até os nunca imaginei que pudesse ir!
As empresas de baixa tarifa (Ryanair e Easyjet, por exemplo) facilitam muito essas viagens e permitem que você descubra a Europa por preços excelentes (meu sonho ter isso ai no Brasil para a gente conhecer melhor nosso próprio país!).
Então, venha com muita disposição e planos. Ah, e lembre-se da palavra de ordem dessas viagens: desapego! Afinal, viajar só com uma malinha de 10 kg não é fácil, sobretudo para quem gosta de comprar, mas você acostuma!



8.      Cursos
Outra coisa muito bacana é a possibilidade de fazer cursos interessantes em sua área ou em qualquer outra. Seja cursos de outras línguas ou até de fotografia, vídeo, cinema, teatro, pintura, música, TI... Enfim, um mundo de possibilidades!
Tudo isso vai agregar muito a seu currículo e à sua experiência aqui, portanto, pesquise e “enjoy”!



9.      Custo de vida
Definitivamente o curso de vida aqui é muito mais baixo que no Brasil. Lógico que no início é difícil pensar assim. Até porque você chega convertendo tudo... Mas é preciso lembrar que nem sempre essa comparação fica equilibrada quando convertemos já que é preciso analisar o que você faz com este valor em cada um dos países.
No Brasil por exemplo, pelo menos na maioria das cidades, você precisa ter carro porque o sistema de transporte público não é eficiente. Aqui não! Você pode fazer quase tudo andando e se precisar de transporte, ele é prático, rápido e seguro.
E mesmo que você queira esse “luxo” você pode adquirí-lo por menos de 1/3 do valor que pagaria no Brasil. Isso sem falar no preço dos eletrônicos, das roupas e sapatos! Estes, mesmo que você faça a conversão, ainda é muitoooo mais barato.




10.  Autoconhecimento e Independência
Este já é um ponto muito subjetivo, já que cada um age e reage de forma distinta a esta experiência. Entretanto, todas as pessoas que eu conheci aqui são unânimes em afirmar que é impossível passar imune a um intercâmbio. E eu concordo plenamente.
Uma experiência como esta abre a visão sobre as coisas, abre a mente, abre o coração! Aprendemos a administrar a saudade, a cozinhar, a nos virar sozinhos. Até aqueles que já moravam distante dos pais aprendem e evoluem após um intercâmbio.
É um processo de autoconhecimento e autocrítica que muitas vezes faz você avaliar tudo que sempre pensou. Muitas pessoas chegam com um objetivo e no meio do caminho são surpreendidos com novos desafios e surpresas. A mudança faz parte do dia a dia e saber administrar o tempo, dinheiro e as próprias experiências é um exercício muito saudável e enriquecedor.

Portanto, eu indico MUITO que você faça um intercâmbio aqui e aproveite cada segundo!


The lucky of the Irish to you!




Ps.: Para quem não sabe, sou jornalista, comunicóloga, moro há 9 meses em Dublin e trabalho como assistente de marketing e vendas na escola Skills & Enterprise Development Agency - SEDA. Portanto, se precisar de qualquer ajuda, me escreva: liana@seda.ie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!