domingo, 25 de março de 2012

Memórias de um “carnaval” europeu


  


Mesmo antes de decidir vir para Dublin, eu já ouvia muito sobre a fama do St. Patrick’s Day. Quando vi fotos da edição de 2011 fiquei apaixonada. De lá pra cá, contei os dias para a “maior festa de rua da Irlanda”, ou seja, o Carnaval deles. E depois de um ano sem o meu Carnaval que eu tanto amo em Salvador, eu realmente esperava muito desta festa.
 
Eu era a mais animada da casa, a que mais se pintou, a que mais chamou, perturbou e vestiu verde todos os dias! Desde sexta estava bem animada para a “micareta” de quatro dias de festa. A véspera do Paddy’s Day (apelido que a desinformada aqui só soube há poucos dias) foi bem legal. Teve um palco montado ao lado do Stephens Greens Park com várias apresentações. Eu resolvi ir cedo, mas por falta de companhia acabei me arrumando devagar, conversando e tal... pronto! Me atrasei e só peguei os últimos 40 minutos de farra por lá. Mas ainda assim adorei ver aquela galera animada dançando as músicas irlandesas. Fiquei lá sozinha fotografando e filmando um monte!! Uma coisa que me chamou atenção foi perceber como eles obedecem a proibição de beber na rua. Todo mundo feliz e curtindo sem nem um copinho na mão. Parece triste para nós brasileiros, mas para eles estava tudo normal e maravilhoso!
Depois encontrei com as amigas e fomos para o Temple Bar que estava muito animado e não tão comportado. Tinha gente do mundo todo! Pessoas passando com suas malas, outras pintadas, algumas já mais prá lá do que prá cá... pubs lotados! Lá nem todos estavam muito felizes com o fato de não poder comprar uma bebida e sair bebendo “de boa”, alguns até beberam um pouco na rua já que seria impossível a Garda prender todos e porque até para beber nos pubs estava difícil! Mas depois das 10pm não tem jeito! Para continuar a tomar uns drinks só enfrentando a “guerra” nos pubs lotados mesmo. E assim foi até o corpo pedir cama...
No outro dia foi a grande festa. A “parada” começou às 12:30pm na Parnell, mas as brasileiras atrasadinhas de Dublin só saíram às 2pm de casa. Então fizemos o percusso ao contrário e fomos aproveitando cada passagem. Tudo lindo, crianças animadas... cada cena linda! Apesar de muita gente na rua, tudo muito organizado, as famílias inteiras, gente de todas as idades pintadas, fantasiadas... Nenhuma confusão, empurra-empurra ou medo de assaltos. Tudo na paz! Despois dos desfiles, as ruas do Temple Bar ficam supermovimentadas! Gente para todo lado, pubs lotados...

Entretanto, ainda falta muitoooo para isso ser comprado às festas do Brasil (sobretudo com o Carnaval!). Falta nossa energia, nosso calor, nossa alegria, nossa emoção, gritos, pulos! Toda vez que eu escutava uma animação e ia atrás, era um grupo de brasileiro! Não tem nada igual a gente não! #fato
Até a organização é excessiva! Nem 5 minutos depois do último carro ter desfilado já não tinha mais as grades que separam os dois lados do público... eles iam tirando a medida que o último carro ia avançando... E até o desfile, apesar de bonito, ficou a desejar (na minha visão brasileira)! Quando tinha um carro desfilando com som, era aquela música modesta, baixinha... Putz! Era um dia de festa! Custava colocar um som alto, dar uma animada maior, não?! Ai se eles soubessem a alegria que é um trio elétrico! Kkkkkk

Para mim, foi uma festa linda. Eu amei... Mas no Brasil faríamos muito melhor! Kkkkk Mas é sério, guardada as devidas proporções culturais, foi bem legal. Adoro ver como eles se organizam, convivem e tentam viver em paz com muito mais sucesso que a gente, apesar desta “frieza europeia”.

Já me pergunto se ano que vem estarei de volta ao Brasil querendo estar aqui ou se estarei curtindo minha segunda edição kkkkkkkkk

Só o tempo dirá!

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!