domingo, 8 de janeiro de 2012

My first job..

Meu primeiro emprego em Dublin foi de au pair. O que significa ser babá. Aqui tem muitas oportunidades nesta área e é o que a maioria das garotas procura por aqui (e em muitos outros destinos quando se trata de intercâmbio). Desde quando estava em Salvador, me cadastrei em sites onde candidatas e famílias montam seus perfis e pesquisam uns aos outros. Sem sucesso antes da viagem, aqui eu intensifiquei as buscas, melhorei minhas cartas de apresentação e criei perfis em mais de cinco websites semelhantes. Diariamente, buscava as famílias com perfis que me interessavam (até dois filhos, meio turno, que morassem em Dublin etc)... Não é uma tarefa fácil, já que a grande maioria tem (bem) mais filhos e não moram na capital.

Em novembro (meu mês) uma mãe de Londres entrou em contato comigo negociando uma semana de trabalho (justo na semana do Natal) aqui na Irlanda - eles viriam de férias para os festejos com a família. Respondi todos os e-mails e perguntas dela sobre minha experiência no cuidado com crianças e ainda sugeri uma entrevista via Skype para ela me conhecer, já que ela só viria para Dublin na semana marcada. Nos falamos via Skype (nervosa!!!) e acertamos o trabalho. Cerca de €350 a €400 por 7 dias (21-27/12).

Dias depois também consegui agendar uma entrevista para uma vaga legal. Acertei tudo por e-mail, pesquisei o endereço, o ônibus e fui lá (nervosa!). Conheci a mãe, a menina (6 anos), a brasileira que estava lá "temporariamente" ajudando enquanto ela contratava alguém que tivesse carteira de motorista. Lá era ideial porque ia unir a vantagem do au pair (que é falar inglês o tempo todo) e ainda conseguiria estudar. De quebra, ainda iria dirigir ao contrário (morro de curiosidade!). Apesar da dificuldade em entender e responder tudo, acho que fui bem (pelo menos para uma primeira entrevista). Sai de lá com a mãe me agradecendo e falando que já tinha marcado no dia seguinte de conversar com outra candidata, mas que gostou muito de mim e que era até para eu ligar para a ex au pair dela para saber mais detalhes, pegar referências, saber como é a família e tal... Estava otimista, mas no dia seguinte ela enviou um e-mail agradecendo e dizendo que resolveu ficar com a brasileira que eu tinha conhecido lá. Parece que ela arranjou um jeito de tirar a carteira de motorista e por isso não precisariam de outra au pair (ela já estava super adaptada com a família). :/

Mas eis que 21 de dezembro chegou e fui encontrar com a mãe que mora em Londres no Aeroporto. Lígia (minha flatmate), foi comigo lá por precaução. A vaga era live-in (morando com eles) para cuidar de duas meninas (de 9 e 20 meses). Antes de vir eu já sabia que não ia ser fácil, mas foi ainda mais difícil do que eu imaginava. Talvez por ter sido a primeira experiência com subemprego aqui, ou porque era a semana do Natal (ou por tudo isso!). Enfim, não bastasse o trabalho e a responsabilidade de ser au pair, ainda fiz um dia de cleaner (limpeza) de um castelo (6 salas, 5 banheiros, escada, cozinha..). Foi pesado! Mas passou! A família era muito paciente (apesar de não lembrarem que babá também come, toma banho etc) e até me presentearam com uma pulseira de prata linda. Além de terem pago um pouco a mais que o combinado (€450). Mas não pensem que foi fácil... depois fiz as contas e trabalhei cerca de 15 horas por dia. O que deu em média €4.50 por hora. Enfim...



Agora estou em busca de outro trabalho não necessariamente au pair (se possível fixo) porque o € deste foi todo para o notebook novo que tive que comprar. Preciso de € para ficar aqui pelo tempo que programei e para viajar... Estou correndo atrás e estou com pensamento positivo!

Mando notícias!!


bj


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!