quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O primeiro mês


Hi, people!!

Começo pedindo desculpas (sorry!) pela ausência aqui no blog. Meu primeiro mês realmente foi MUITO intenso o que impediu de manter meu blog atualizado o quanto eu gostaria, inclusive pela falta de internet. Mas agora isso já está resolvido. Aliás, essa é uma das novidades que tenho para contar: Já tenho internet e TV! Obaaaaa!! (sem desculpas agora, eu sei! rs)



Bom, as primeiras semanas de um intercâmbio são sempre muito agitadas. Tudo novo, né? A começar pelo clima bemmmmm diferente do que vivi toda minha vida! Aqui a temperatura média é 10°, mas desde que eu estou aqui o normal é 5°, 6°... Já peguei até -2°! Rsrs Eu, que sempre fui ‘friorenta’, até que tenho me acostumado bem (ou melhor do que achei que fosse ficar). Irrita muito mais a chuva do que o frio apenas. A ‘cidade cinza’ me conquistou, mas confesso que estou apreensiva pela possibilidade real de não nevar este ano. PUTZ! Logo no ano que eu faço intercâmbio??? Vou sofrer com esse frio todo para nem ver a neve??? Vou ficar muitooooo pirada se não nevar nenhum diazinho... Please, São Pedro, St. Patrick, ou seja lá quem for: Pelo menos no Natal para tirar umas fotos bonitinhas!!! Kkkkkkk

Ah, outra coisa comum no primeiro mês é a procura por um teto. Isso mesmo! Você chega só com uma ou duas semanas de hospedagem e logo tem que procurar onde ficar ‘definitivo’. Com receio de pagar uma semana extra na acomodação estudantil, encontrei um estúdio (chamei assim porque não é bem um apartamento. Apesar de ter quartos, cozinha e banheiro, não tem sala). Lá era ótimo porque é bemmm do lado da escola, só que eu realmente precisava de um lugar maior (com sala pelo menos! rs). As meninas que conheci na acomodação (Marília, Daniele, Lara e Lígia) estavam procurando um apartamento para alugar e como encontraram um que dava para cinco pessoas, combinamos de dividir (eu resumi BEM a história, a procura foi loooonga e eu estava sempre acompanhando). Mas o importante é que agora estou morando com elas em um apartamento lindo! Não é o mais barato, mas é perto da escola, do centro e dentro de um condomínio. Tem uma sala grande, dois quartos (sendo um suíte), cozinha, quartinho das malas e do boiler. Ah, e um corredor enoooorrrrmeee na entrada! rs Essa minha primeira experiência fora de casa (relações com as flatmates, regras, convivência, etc) rendem um post inteirinho então não vou adiantar tudo agora, ok? Em breve...

A necessidade de um lar e as coisas em comum também atraem novas pessoas. Além das Márcias (no post da casa eu explico melhor essa parte), aqui você conhece gente o tempo todo (na escola, na acomodação, no pub, na rua...). Sim, a maioria é brasileiro. Ai, gente! Isso não tem jeito. O povo europeu é muito frio, muito fechado, neste início é muito complicado fazer grandes relações com gringo. Lógico que eu queria já ter um monte de amigo que só fala inglês, mas não depende só de mim, né? Até porque... para conhecê-los é importante sair, e sair muito. E isso pede o que??? EUROSSSSSS... Então,já viram né? Vão com calma nas exigências porque o medo de ficar sem $ já começou a bater. Não dá para sair toda semana e lembrem-se aqui o fim de semana tem 3 dias (sexta, sábado e domingo) já que não temos aula na sexta. Então contem: Dá para sair quinta, sexta, sábado e domingo... Haja Euroooooooooo!!! Kkkkk #semcondições #Sorry E além disso, os brasileiros que eu tenho contato aqui são muito divertidos, legais, muitos já falam inglês também e ajudam uns aos outros!

A saudade do Brasil é eterna, não diminui, mas aos poucos estou conseguindo administrar melhor isso. A cada foto, música, vídeo, uma lembrança... A distância faz a gente sentir saudade de tudo que gostamos e até do que também não gostávamos (eu já esperava por isso! rs).

Ah, esta segunda (dia 21) resolvi as pendências de documentação e visto. Já tenho minha carteira do GNIB e estou legal aqui até outubro do ano que vem! Isso é realmente um alívio porque essa parte burocrática de escola, banco, migração é um saco! rs

As aulas estão bem, cada dia que passa consigo entender um pouco mais. É como a comunicação em inglês com as pessoas na rua. Apesar do medo de não conseguir falar fluente neste primeiro ano (tem gente que não consegue mesmo!), eu comemoro cada avanço, inclusive o de fazer uma prova de mudança de nível e entender quase tudo mesmo sem ter intenção de mudar de nível agora (já que entrei no pré-intermidiate e estou com poucas semanas lá ainda). A partir da próxima semana, vou estabelecer uma rotina de estudos a tarde para auxiliar e complementar as aulas. A TV, os sites locais e um livro que comprei também devem ajudar nisso!

Agora é correr atrás de um emprego. Isso ainda me preocupa porque até agora o dinheiro só sai... Não sei quanto tempo o que eu trouxe vai durar, então mesmo tendo boas oportunidades de viagens (como ir e voltar para Paris agora em Dezembro por 25 euros!) eu fico insegura em gastar. Não quero correr o risco de faltar grana, né? Mas tenho fé de que tudo vai se resolver e vou arranjar um bom trabalho!

Bom, por enquanto é isso ai... Fico devendo o post sobre o aniversário, ok? Em breve!
(Ah, e os posts ‘in english’ vão demorar um pouco. Eu escrevo muito e ainda não estou tão fera em inglês assim. Espero publicar logo, logo nas duas línguas!)



Beijos frios,

2 comentários:

  1. Oi Liu, que bom q está se dando bem por ai. Mas andar muito com brasileiros não está fazendo vc falar muito português não? Isso não é bom.

    Estou esperando o post em inglês. Vc está preocupada com um inglês perfeito para postar. N fique preocupada com isso não e post assim msm. Gringo vem aqui e fala e escreve td errado.

    E ainda estou esperando sua foto no ecbahia.com
    rsrsrsrs.

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. lilica,

    i'm waiting for the bilingual posts, so i can practice my english too (which is not very good either, as you can see). as your friend above said - and i agree - do not worry about the mistakes, at first they will probably occur. don't be shy, don't be afraid, we are all your fans and expect to see your progress, about the language and everything else. :) so, i'll keep waiting.

    good luck!
    your cousin "mary"

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!