quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E o Prêmio Nobel da Paz vai para..

... a Internet??

Oi?? Como assim??

Quando a @lucianafialho me disse que a Internet estava concorrendo ao Prêmio Nobel da Paz, eu corri para o Google para pesquisar sobre o assunto. Não conseguia entender o fundamento disso. E confesso que mesmo depois de ler algumas matérias (link no final) eu continuo sem entender.

O Prêmio não é concedido anualmente para uma pessoa ou organização que “fez o melhor trabalho por fraternidade entre nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e para a realização e promoção de congressos de paz”????

Desde quando a Internet é uma pessoa ou organização?

Quem defende esta ideia é a ativista iraniana Shirin Ebadi, ganhadora do prêmio em 2003, que foi amparada por personalidades do ramo tecnológico-social, como Nicholas Negroponte, fundador da One Laptop Per Child, e Joi Ito, CEO da Creative Commons.

Eles defendem que a rede mundial de computadore conecta, defende e auxilia pessoas de diversas partes do mundo, colaborando para a paz mundial...

Eu, sinceramente, não concordo. Além da possibilidade disso ser jogada de marketing das empresas que apoiam a iniciativa, sabemos que a Internet não temos um controle do que é produzido e difundido. Ela ainda é muito perigosa e, por quê não, violenta. Depende da forma com que é utilizada e, infelizmente, nem todos sabem como fazer isso de forma positiva.

São 237 candidatos, então acredito que o Prêmio vá para uma organização ou pessoa que realmente faça jus ao título (exceto os donos do 'www' que também querem o prêmio pelo mesmo motivo da Internet).

Enfim, vamos esperar pra ver! kkkkk


Entenda o assunto pela matéria da Info ou da Galileu (que também apoia a iniciativa).

_______________________________________________________

Atualização em 08/10/2010

Acabo de saber que o Prêmio Nobel da Paz foi para o dissidente chinês Liu Xiaobo, o que colocou "fogo" nas relações internacionais entre China e Noruega. Mas vamos entender:

-Xiaobo, de 54 anos, tem sido um incômodo para o governo chinês desde 1989, quando se juntou aos protestos estudantis numa greve de fome dias antes de o exército reprimir o movimento pró-democracia na Praça Tiananmen. Por sua campanha pelas liberdades políticas (tendo, inclusive, escrito uma carta manifesto pedindo reforma política no país comunista) Xiaobo foi preso no Natal do ano passado e condenado a 11 anos de detenção. Hoje, ainda preso, ele recebeu o prêmio por toda luta à favor da democracia e paz na China.

-Já o governo da China afirmou que o comitê norueguês "violou e blasfemou" ao conceder o Prêmio Nobel da Paz para o dissidente chinês Liu Xiaobo. O governo advertiu também que os laços entre Noruega e China serão afetados por essa escolha.

Vou ser breve: Até quando teremos um governo como esse??? Democracia é fundamental! O governo chinês tem passado dos limites... Concordo com o prêmio! #prontofalei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!