sexta-feira, 23 de abril de 2010

MBA em Marketing

Hoje quero dividir com vocês uma dúvida, e quem sabe vocês podem me ajudar... Iniciei uma pós-graduação em Marketing por possuir interesses na área e acreditar que no setor de comunicação esta é uma parte fundamental do processo (e que muito me atrai). Estou naquela fase conturbada de não saber exatamente que caminho seguir, mas com a certeza de que quero crescer, e por isso não posso ficar parada.

Depois de dois anos de formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, tenho em mente que preciso ir mais além. Êpa! Não passei este tempo “de bobeira” só trabalhando. Fiz muitos cursos, como o de Espanhol que gosto bastante e o online de Gestão da Comunicação, pela FGV. Mas percebi que isso ainda era pouco. Não basta para a minha realização pessoal, nem para meu currículo ser destacado entre os demais no mercado de trabalho. Por isso, escolhi este MBA e pretendo me dedicar muito a ele.

Portanto, este post é para tentar expor algumas ideias para meu tema de TCC deste curso. A primeira disciplina – Metodologia da Pesquisa Científica, inclusive, já tenta fazer como que cada aluno já escolha o “problema” a ser tratado. Afinal de contas, durante as próximas aulas, devemos sempre estar atento à nossa pesquisa. Temos um ano e meio para isso, porém para mim já é daqui a pouco!

Pensei em alguns temas atuais, mas ainda não sei o que me renderia uma pesquisa interessante o bastante para ser a escolhida. Inclusive, aceito outras sugestões e ‘pitacos’:


-Marketing Político na Era Digital – O que fazer e o que não fazer na rede
-Marketing Pessoal – Como se destacar no mercado de trabalho utilizando sua imagem
-Marketing de Relacionamentos – Como fidelizar clientes através das redes sociais


Bom estes foram temas que pensei, o que vocês acharam? Qual preferem? Tem outra sugestão?


Ansiosa pelos comentários. Obrigada desde já!

5 comentários:

  1. Amada,ooncordo plenamente com você, em seu esforço de aprender, buscar atualizar-se e ser pró-ativa em relação à busca pelo conhecimento! Ninguém sabe tanto que ainda não possa aprender! Parabéns por dedicar-se a crescer tanto profissionamente. Então. Quanto aos temas, digo que os três são ótimos e que todos darão ótimas pautas para pesquisa!Na minha opção pessoal, vejo no tema "Marketing Pessoal – Como se destacar no mercado de trabalho utilizando sua imagem." a oportunidade de ensinar as pessoas a crescer por seus próprios méritos, mas utilizando de técnicas que ajudam a maximizar o potencial de cada um! Sucesso aí com o TCC, e qualquer coisa, GRITAAA! Beijo gata!

    ResponderExcluir
  2. Poderia citar diversos pontos de vista observados sobre você de maneira virtual, aliás o mundo virtual cresce de maneira avassaladora e acho que falar sobre "Marketing de Relacionamentos – Como fidelizar clientes através das redes sociais" é digamos o assunto do momento porém ainda não abordado por alguém que utilize tais ferramentas.
    Uma coisa tenha certeza que é fato, vai despertar a curiosidade de muitas pessoas que até então nem iriam querer ler ou ter a oportunidade de ler seu TCC.
    Confesso que torço por este tema (risos) e espero poder ler que será o principal,mas desde já torço para o sucesso.
    Há, este blog e os comentários já servem para construção do TCC, olha que tema perfeito heheheh.
    BJ BJ

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Marketing Político na Era Digital pode te trazer cases mais interessantes para serem estudados. Além de uma eleição durante o trabalho, o que te daria dados reais para analisar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Leonardo. Esse período de seis meses de eleições renderá farto material para o tema "Marketing Político na Era Digital"

    ResponderExcluir
  5. Oi Liu,

    "Oiá" eu aqui! Vi que você está em dúvida na escolha do tema pro seu TCC, como não entendo quase nada da sua área, mas pelo menos você explicou acima do que se trata cada um dos três, o que me sobra é escolher entre estes e não citar outro tema, mas vale né?

    O que acho mais a sua cara e que também está ganhando o mercado de uma forma avassaladora seria "Marketing de Relacionamentos – Como fidelizar clientes através das redes sociais". Espero ter ajudado. (risos)

    Beijos
    Luh D'Oliveira

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!