terça-feira, 30 de março de 2010

A autoestima...


Entre tantas sugestões que recebi hoje via twitter para o tema do post de hoje, escolhi um que afeta muitas pessoas: a autoestima.

Minha amiga (e irmã preta) @Crisantana disse: “... que tal: A autoconfiança que muitas pessoas não têm?!”. Gostei da sugestão de abordar o tema autoconfiança/autoestima. Já tive a minha baixa e conheço pessoas que também já tiveram e outras que ainda tem.

Muitas vezes, passamos por situações bem ruins, que nos deixam pra baixo, sem vontade de viver e de seguir em frente. Mas, sou prova viva de que TUDO PASSA (tudo SEMPRE passará). Portanto, precisamos ser mais objetivos, mais por nós!

Querer sair de uma situação ruim é, de fato, o primeiro passo para conseguir este objetivo. Não, não é nada fácil. Mas é bem possível. Pense nas situações que pessoas com baixa autoconfiança e/ou autoestima enfrentam como estar acima (ou abaixo) do peso; estar sem namorado (a); estar com namorado (mas sem sentimento de uma das partes); perdeu a base familiar (pais, por exemplo); desempregado (a); em um emprego ruim (ou que paga mal); ou sofrer uma desilusão (amor ou amizade).

Ok! Nada disso é agradável, mas vamos combinar que ninguém morre por nada disso. Então precisamos aprender a enfrentar os problemas, antes que uma depressão (de verdade) entre em cena e piore todo o cenário.

Acho que de tudo que eu citei lá em cima, só não perdi a base familiar (graças a Deus), mas tenho sim meus problemas – sobretudo porque a necessidade de morar sozinha já bate à porta à tempos... (risos). Bom, vamos tentar colocar situações práticas para resolver os problemas (lembrando que não é fácil, mas é possível sim, basta querer, ok?):

-Estar abaixo (ou acima) do peso: Tudo bem, não é fácil tentar vestir uma calça e ela não entrar, nem usar um top e as banhas pularem! Mas vamos combinar que precisamos nos aceitar do jeito que somos ou precisamos tomar uma atitude. Isso! ATITUDE! Eu mesma reclamo horrores de minhas banhas, mas não tenho estímulo algum para malhar. Então, tenho que aceitar meus pneus, claro!! E nem por isso me acho feia, ou deixo de usar o que gosto, uso tudo que me faça sentir bem (algo vai prestar!). Definitivamente reclamar, chorar e ficar em casa não vai melhorar em nada a situação.

-Estar sem namorado (a): Realmente é muito bom ter alguém com quem contar todas as horas. Mas pense que também é muito bom ter um tempo só para você. Tudo é passageiro e nada é para sempre... Normalmente quando ficamos solteiros por muito tempo é porque , na verdade, precisamos cuidar mais de nós mesmos. A insegurança por estar só é tola já que temos muitas outras pessoas ao nosso lado. Precisamos fortalecer nossa autoestima e ser mais confiantes em nosso destino. Afinal de contas, a tampa da sua panela um dia aparece! Relaxe e curta essa fase boa da vida. Um dia você irá sentir falta dela! Eu (quem diria) estou curtindo e estou muito bem, obrigada!

-Estar com namorado (mas sem sentimento de uma das partes): sem Isso hoje me revolta, sobretudo porque já passei por isso. Pense na maior perda de tempo? É estar com alguém por comodismo, preguiça, insegurança, medo, família e afins. Fala sério! A pessoa foi bacana, é legal, seria um ótimo pai (ou mãe), mas quando não tem mais sentimento, quando seu coração não bate mais forte, quando seu sentimento não existe mais... já era! Não espere ‘outro alguém’ chegar para tomar uma atitude. Seja homem – ou mulher – para assumir seus problemas. Não fique com ninguém por gratidão!. Medo de ficar sozinho (a)? Todo mundo tem, mas ninguém morre disso. O medo passa e coisas (muito) boas virão. É sério! ATITUDE minha gente!!!! Acorda porque o tempo não espera ninguém não! Pode acontecer da pessoa chorar, se magoar, sofrer, mas como eu já disse: PASSA! Pior é você ficar com alguém por pena (ela vai sofrer mais depois) ou então por medo de ficar sozinho (deixe de ser egoísta e trate de viver!). E se perceber que o outro não quer mais nada mas não tem coragem de terminar: tome a atitude, ou prefere que alguém fique com você por dó, pena, gratidão e sem sentimento? Eu não quero isso para mim!

-Perdeu a base familiar (pais, por exemplo): Isso é bem complicado, mas precisamos seguir em frente. Força, amigos e parentes estão ao seu lado quando tudo parecer que acabou. Mas nada acabou, apenas está começando uma nova fase, sobretudo de amadurecimento. Lembranças sempre vão existir, mas tente utilizá-las como degraus que te levarão para um sucesso profissional e pessoal (tenho certeza que muitas pessoas terão orgulho de você)!

-Desempregado (a): É uma fase difícil, mas ficar em casa, chorando e triste não vai ajudar em nada, né? Que tal fazer cursos online e deixar o currículo mais interessante para as empresas? Que tal pensar em pessoas de sua rede de contatos que podem te ajudar? Nada de perder a confiança em sua carreira, sempre é tempo para conquistar algo novo e perder a esperança só vai te afastar do objetivo. Nunca desista!

-Em um emprego ruim (ou que paga mal): Não é fácil estar satisfeito. Aliás, o ser humano é movido a insatisfações e não se move para as mudanças que desejam. A solução para esta questão eu não sei (não sou a melhor pessoa para falar do assunto), mas imagino que a procura constante e a atualização com cursos e contatos seja a melhor opção para quem está com este problema. E, é claro, como em todos os outros tópicos, a atitude é fundamental.

-Desilusão (de amor ou de amigo): As decepções ao longo da vida são as coisas que mais fazem a gente amadurecer e crescer na vida. Eu tenho certeza disso. Portanto, precisam ser tratadas assim: Como uma fase que é passageira e que serviu para te ensinar algo. Eu aprendi muito com minhas desilusões. Com as de amizade, aprendi a não confiar em todo mundo (sem desconfiar de todo mundo). E hoje agradeço por algumas situações terem acontecido e terem me mostrado quem realmente merece - ou não – estar entre meu círculo de amizades. E no amor (foram tantas! kkkk), mas que também me ajudaram a formar a mulher que sou hoje: mais direta, objetiva e sincera. Aliás, sinceridade é algo muito importante para mim. E sinto muito pelas pessoas que não conseguem ser assim, ou ouvir o que precisa ser dito. A vida é muito curta para ser adiada! As desilusões não matam ninguém... “Curtir” o luto é saudável: chore, grite, sofra. Mas tente acordar o quanto antes para viver outras emoções. Nossa história é feita disso!


Enfim, tente sempre ser feliz!


Ps.: Ontem soube da declaração do Ricky Martin e hoje li o texto na íntegra em espanhol (é mais emocionante). E realmente achei linda a atitude. Serve de lição para muita gente: Precisamos assumir o que nos faz feliz antes tarde, do que nunca!


Comentem! Bjs

Um comentário:

  1. Amigaa, vc cada dia nos surpreende mais..
    Continue assim, e NUNCA pare de nos impressionar.. Escreva mais e sempre, só assim poderemos tirar um tempinho desse dia corrido e refletir mais sobre as coisas pequenas e IMPORTANTES da vida

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!