sexta-feira, 18 de julho de 2008

"Se beber, não dirija!"

Amanhã, dia 19, a Lei Seca completa um mês em vigor em todo país. Na minha opinião, uma das leis mais corretas. Tudo bem que 'rola' muito dinheiro, corrupção como em TUDO neste país, mas os resultados, vamos combinar, estão claros.

Dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública apontam redução de mais de 57% no número de mortes por acidentes de trânsito em todo país, desde 19 de junho. Além disso, os taxistas também tiveram um aumento de passageiros que já ultrapassa os 30%.

Na contramão, pessoas ignorantes (no real sentido da palavra) e a Associação de Bares e Restaurantes tentam modificá-la. Pelos cálculos da Abrasel, com a continuação da chamada Operação Direção Segura a redução de vendas das cerca de um milhão de empresas que comercializam bebidas alcoólicas no país será de 30% a 50%, dependendo da característica de cada negócio.

Isso para mim é o cúmulo. Tudo bem que cada um luta pelo seu... claro! Mas daí a querer anular uma lei benéfica com a justificativa de queda de vendas e aumento de desemprego... Por favor!!!! Usem a criatividade, tenham boas idéias, ora! Já tem gente servindo motorista para quem bebeu, ou estacionamento com diária, ou parceria com empresas de táxis! Façam uma parceria com uma empresa dessa, e ainda dê desconto aos clientes que consumirem no seu bar e voltarem para casa com esses táxis. Todo mundo sai ganhando, ora! E principalmente, ninguém usa o próprio veículo como uma arma! Ah, e gera ainda mais emprego!

Fora que, nos últimos dias, os dados demonstram que tanto o número de detenções como abordagens caíram. Ou seja, as pessoas estão se habituando às novas regras. O que é muito bom...!

E quem diz que a lei é rígida demais [0,3%, 0,6%, multa alta, prisão...], comparada às leis sobre o álcool em outros paises está enganado: Dados informam que na Noruega e Polônia vale apenas 0,2%. Na Suécia, que é considerada uma das sociedades mais desenvolvidas do mundo e tem o melhor padrão de vida na Europa, quem for pego com mais de 0,2% é multado e preso!!

0,5% vale na maioria dos países da Europa, mas com exceções: na Áustria 0,1% para iniciantes com até 2 anos de carteira, Alemanha 0,0% para motoristas iniciantes até 21 anos, Holanda 0,2% para iniciantes com até 5 anos de carteira, Espanha 0,3% para motoristas profissionais e iniciantes.

No Japão, Rússia, Croácia, Hungria, etc.. vale tolerância 0,0% !!! Na Eslováquia vale 0,0%, mais multa de 270 Euros e até dois anos sem dirigir. Na República Tcheca também vale 0,0% e multa de até 1.800 Euros e até dois anos sem dirigir [estes dois últimos países foram aceitos na comunidade européia faz alguns anos e se destacam pelo seu desenvolvimento no leste europeu]....

Resumindo, não tem desculpa para sair por ai bebendo e dirigindo, muito menos reclamando da nova lei. Afinal de contas, já está mais que provado que não tem como não generalizar... Quem vai assumir que depois de ‘apenas’ dois copos não deveria dirigir? Mas na real não funciona bem assim... é só analisar os números de acidentes antes da lei. Qual o homem que bebeu muito, mas vai assumir que não está bem?

E outra coisa, se os órgãos precisam te obrigar a usar cinto de segurança [uma coisa que vai salvar APENAS a sua vida] imagine bebida, que coloca em risco não só você, mas principalmente, a vida de pessoas inocentes.

Vamos ser sensatos... já passou da hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!