quarta-feira, 17 de outubro de 2012

I enjoyed it!


Há exatamente um ano eu estava pisando, pela primeira vez, em solo Europeu. Estava realizando o sonho de fazer um intercâmbio. Agora, já de volta, posso analisar com mais clareza quão importante foi esta experiência para mim. Sei que os reflexos estarão por toda a vida, mas algumas coisas já estão bem claras.

Depois que decidi ir (diga-se de passagem uma decisão muito pessoal), muitos perguntavam de onde eu tirei tanta coragem. Eu não entendia o motivo (“Coragem, que coragem?! Nada demais...”). Mas a ficha caiu apenas quando cheguei na acomodação da escola (lugar temporário que os intercambistas de longo período ficam até encontrar uma moradia fixa) sem mala, sem toalha, sem nenhum supermercado aberto (era domingo a noite!). Assustada, com medo de não rever minha mala com as únicas coisas que havia levado, respondia às pessoas na acomodação que eu estava bem. Mas eu não estava! Dei-me conta que estava do outro lado do mundo... sozinha! Era a hora de criar asas. E quando aceitei a ideia de acessar o facebook ao menos para dar notícia de que tinha chegado bem e vi aqueles rostinhos conhecidos tão longe de mim, não segurei as lágrimas. Foi quando a garota forte, corajosa e decidida que largou emprego fixo, amigos e família para realizar um sonho (que antes era tão distante) não aguentou a pressão e chorou!

Estava com vergonha de mostrar-me fraca, com medo do que iria acontecer, com frio... Tudo junto! E o que me ajudou foi, sem dúvida, o abraço de pessoas que sem nunca ter me visto (e algumas que talvez eu nunca mais veja), me deram a mão, um iogurte, uma ida ao único “mercadinho”aberto... Eram brasileiros, claro! Aliás, entre as muitas coisas que aprendi, essa foi a primeira: Não existe povo como o nosso! Aos futuros intercambistas eu digo e repito: Tenha foco, mas não tenha aversão a seu povo. Afinal, são os brasileiros (que hoje estão espalhados pelo mundo TODO) que vão te ajudar quando você mais precisar!

Daí por diante foi como viver uma vida de sonhos. E isso não quer dizer de maravilhas, mas a realização de sonhos antigos e novos com todas as boas e más situações que realizá-los exige. Era uma vida não-real (isso é difícil explicar!)... Muito frio, nova língua, nova cultura, medos, anseios, saudade! Desafios que passam desde a superação pessoal até a convivência com pessoas totalmente desconhecidas. A experiência de ter se dedicado anos de sua vida aos estudos e trabalhar com sub-emprego em outro país. A descoberta de um mundo cheio de lugares lindos, que antes só víamos pela TV, nos livros e filmes... E também é a descoberta do nosso próprio país, tão cheio de diferenças!

Eu sei que não vou conseguir expressar em palavras, nem em fotos o quanto esta experiência foi importante para mim. Afinal, existem coisas que são inexplicáveis... São feitas para serem vividas, sentidas! Mas é o que eu tenho dito: Fazer um intercâmbio, seja ele de curto ou longo período, deveria ser um direito de todos!

Vocês não podem imaginar o prazer e orgulho que eu sinto em ter quebrado meu bloqueio no aprendizado da língua, de entender textos que antes eram apenas um amontoado de palavras indecifráveis, de escrever um e-mail sem ajuda do tradutor, de conseguir me comunicar em inglês... é bom demais!

Ah! E aos que acreditavam que eu não voltaria mais, ou aos que perguntam por que eu voltei, já que era tão bom, eu digo: Intercâmbio não precisa ser para sempre! Para alguns é... mas isso não é regra, é exceção! Eu voltei porque completei aquele ciclo, estou iniciando outro e devo percorrer ainda muitos outros. E nessas voltas que a vida dá, a gente nunca sabe onde vai parar! De uma coisa eu tenho certeza: Sou do mundo e vou para onde ele me levar!

E aos que ainda não sabem, recebi a proposta de ser representante da escola que estudei e trabalhei (SEDA Academy) aqui no Brasil no auxílio às pessoas interessadas em Intercâmbio. Vou dividir minhas experiências, ajudar a quem também deseja realizar este sonho e coordenar futuras parcerias (com empresas, universidades, escolas de inglês, etc). Este é mais um desafio que, como sempre, vou abraçar de coração! Contem sempre comigo.

Obrigada pelo apoio de todos!

Beijos,

5 comentários:

  1. Adorei o texto!!!! e me emocionei...

    ResponderExcluir
  2. muito bom... mais uma etapa vencida...

    ResponderExcluir
  3. Lilica minha princesa e filhota, estava sentindo a falta de seu mais novo texto do "Jornal das Ideias". Gostei de montão do texto, parabéns!!!

    Seu pai,

    Bené Mascarenhas

    ResponderExcluir
  4. Lilica minha princesa e filhota, estava sentindo a falta de seu mais novo texto do "Jornal das Ideias". Gostei de montão do texto, parabéns!!!

    Seu pai,

    Bené Mascarenhas

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!