quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pooooorrrrrraaaaaaaaa!!!!!!!!!

Eu tinha que escrever sobre isso, né? Não só pela polêmica formada, nem pela admiração que tenho pelo artista cheio de atitude, mas por que é uma censura das mais absurdas que já vi.

Em poucos dias, muito já se falou nas redes sociais, sobretudo no twitter (com a criação da tag #euteamoporra), mas acredito que é importante debater o assunto em mais de 140 caracteres!

Para quem ainda não está "por dentro" desta (ridícula) polêmica eu vou explicar contando sobre minha "visão dos fatos":

Quando ainda trabalhava na Penta soube do nome da música, ouvi um trecho de uma gravação "não-oficial" e pensei: "será?". Mas desde então o "talvez" não foi pelo PORRA, mas porque eu não tenho muita tino para novas músicas, sou péssima para dizer se vai ou não fazer sucesso, se funciona ou não no show. Apesar da minha experiência de 8 anos na área de entretenimento e música, acho que isso é questão de talento (e ainda bem que minha área é outra, e nessa eu acho que entendo bem!). Bom, mas continuando...

Na gravação do DVD de Tomate conheci a música, tocando ao vivo, com o espaço LOTADO de baianos mineiros, paulistas...uma turma boa danada! rs E fiquei observando bem de perto. Na hora de "Eu Te Amo Porra" foi uma loucura (aliás, o show todo foi eletrizante, mas vamos focar!!). Fiquei todaaaaa arrepiada, senti uma energia boa que só quem saber curtir uma boa festa entende...

Ai, estamos aqui, esperando o DVD, e o cantor resolve trabalhar a música nas rádios. Para tanto, divulga em outdoor (prática mais que comum). Mas a surpresa está por vir: Censuraram o outdoor! As dez placas foram proibidas de permanecer pela cidade porque continham a palavra PORRA!!!!! E o melhor: Advinhem quem solicitou a censura? Nossa amada Prefeitura! Realmente, só poderia ser ideia deste nosso prefeito e sua equipe que já tem em seu currículo toda violência em nossa cidade, o tráfico, o caso das barracas, entre outros fatos lamentáveis. Enfim, a Sucom censurou, cobrindo o termo PORRA das placas, alegando que era ofensivo à população soteropolitana.


Comparando à censuras como a do Troco:










E esquecendo dos outdoors dos moteis (muitooooo mais pejorativos, em minha humilde opinião):









Mas eu fico pensando: Que mal tem um PORRA em outdoor se na Bahia TUDO é PORRA??? Lembram do meu último post que publiquei???

Só quem não conhece o dicionário baianês não sabe disso! Aliás, agora lembrei de algo que talvez seja importante: o prefeito não era crente?? Hummmmm..... sei... mas não deve ter relação, né???? Afinal, até os crentes tricolores gritam BORA BAHÊA MINHA PORRAAAAAAAAAAAA com todo orgulho do mundo, em qualquer lugar!!

Aliás, alguém "vê" sentido pejorativo quando alguém grita o BBMP? Até os rubro-negros gritam (para pirraçar, mas gritam!). Ou seja, "porra" não é nada demais... fala sério! É muita hipocrisia, né?

Enfim, continuo achando tudo isso um absurdo!

E a música é tão bacana, vejam:




Saiba mais lendo a matéria do Correio* (com vários comentários de gente "quadrada") e o blog Lado T (com a visão de quem realmente conhece este trabalho). E não esqueça de comentar, claro!!!!

5 comentários:

  1. PORRA ! ninguém conseguiu expressar melhor que você a indignação de nós admiradores do trabalho do Tomate. É exatamente isso, tanta coisa mais importante pra ser censurada, ser lembrada , ser reparada. É realmente a PORRA do Brasil. Ou é a volta da ditadura militar só que um pouco mais moderna, onde uma palavra é censurada; Mas elegem para cargo de deputado federal de uma cidade uma pessoa analfabeta que fez uma propaganda Eleitoral vestido de palhaço entoando frases do tipo: "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", “vote no abestado” e “estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família”. Censura é propaganda PAGA pelo governo! É P-O-R-R-A Do Brasil !!!!

    ResponderExcluir
  2. Só uma coisa a dizer.. Tumas, EU TE AMO PORRA! E não tem censura que faça essa música sair da boca da galera! PORRA prefeitura de Salvador.. Cadê a liberdade de expressão PORRA??? Liu, mais uma vez de parabéns pela iniciativa... Você escreve bem pra PORRA! :) Bejio flor!

    ResponderExcluir
  3. O que me deixa mais chocada são os parametros de censura.
    Existe uma regra? Existe algum procedimento?
    Porque se eu pudesse censurar algo, não gostaria de fechar os vidros do carro ao parar em um sinal, não gostaria de ficar apavorada todas as vezes que meu filho volta andando da escola...
    Mas bem é problema meu né?
    Agora qual o impacto de um outdoor com uma expressão popular afeta a vida das pessoas, pois já que é censurado é porque afeta?
    Busquei de verdade uma compreensão lógica, que fizesse sentido, mas não faz.
    Algumas pessoas se deixam levar pelo fanatismo ao artista e deixam de lado o que de fato aconteceu. É censura pelo simples fato de discordãncia de ponto de vista, é não aceitar as raízes que vivem. Pelo amor de Deus PORRA a muito tempo deixou de ser palavrão e quem tem este poder de determinar o que devemos ou não falar, ouvir ou ler.
    Um moralismo ridiculo, não vivemos mais em ditadura !!!!!
    O que mais me deixa abismada é a manifestação da imprensa sobre isso, digo manifestação mesmo, de comprar a briga e defender o direito de expressão e ir e vir a todo cidadão...
    .
    Seu blog LINDO como sempre Liana, abordando de forma embasada, coisa alias que falta no nosso país, embasamento para decisões.
    CHEGA DE CENSURA!
    .
    (rsrs pra variar me empolguei) BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente
    Eu continuo dizendo que PORRAAAA eu amo o TOMATE ..e isso nao vai mudar PORRA...
    Prefeitura de salvador veja os outdores acima,aposto que se colocar uma mulher nua ou vulgar igual ao primeiro seria liberado ne?
    Como a Aline disse PORRA ja virou expressão popular...


    enfim acho isso ridiculooo

    #EUTEAMOPORRA

    ResponderExcluir
  5. É uma PORRA mesmo viu,isso parece ser mais uma implicância do que um mandato de censura,é ridículo da parte da prefeitura censurar o trabalho do mais querido e admirável cantor baiano,a música é muito legal e engraçada,é bem melhor vc ler a palavra PORRA ou seja lá o q for,do q ler "SEGUNDA FEIRA TODA ENFIADA, e um cara quase enfiando a mao na bunda da mulher",isso pra mim q tinha q ser censurado,não é verdade? Mas enfim adorei o seu post muito bom mesmo! bj Jessica

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!