quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um verdadeiro absurdo!

Quanto mais eu busco coerência, mais me decepciono com o que encontro na imprensa. Hoje foi a Folha de S. Paulo ser totalmente contra a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Que lástima... inaceitável!!!!

Vejam a matéria publicada no Portal Imprensa:


Folha defende fim do diploma e cautela na Lei de Imprensa
Redação Portal IMPRENSA

A partir das 14h desta quarta-feira (01), o Superior Tribunal Federal (STF) vota duas matérias que influenciam diretamente os profissionais de comunicação do país. Será votada, além da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, a Lei de Imprensa brasileira.
Em editorial, a Folha de S.Paulo afirma que o STF deveria acabar com a obrigatoriedade do diploma e "manter só núcleo não autoritário da legislação de 1967", em se tratando de Lei de Imprensa. Para o diário, o Jornalismo é uma profissão livre, sobretudo em uma democracia. "A Justiça tarda a reconhecer o caráter livre da profissão de jornalista numa democracia. A obrigatoriedade do diploma afronta a liberdade de expressão, diminui a oferta de informação de qualidade e se reveste de anacronismo na era da internet, quando todos têm a oportunidade de apurar e publicar notícias".
Já no que diz respeito à Lei de Imprensa, a Folha pede cautela da Justiça para que não fiquem "expostos à incerteza jurídica" aspectos como o direito de resposta, por exemplo. "Na falta de regra específica, restaria a aplicação dos códigos Civil e Penal, que podem ameaçar o direito à informação. A lei comum tende a dar proteção absoluta a valores como honra, privacidade e intimidade. Se for aplicada ao pé da letra, permite a censura prévia e a imposição de duras penas de prisão contra autores de ofensas veiculadas na mídia", afirma.
Diploma e Lei de Imprensa
Em 2008, o STF suspendeu 20 dos 77 artigos presentes da Lei de Imprensa atendendo a pedido do PTD, que a considerava retrógrada. Na audiência desta quarta-feira (01/04), os dispositivos devem ser julgados em definitivo.
Já quanto ao diploma de Jornalismo, o ministro do STF Gilmar Mendes deverá dar parecer sobre a ação que questiona a obrigatoriedade do diploma no exercício do da profissão. Desde 2006, uma liminar, concedida pelo próprio ministro, dá aos profissionais de imprensa que já atuavam sem o registro no Ministério do Trabalho (MTB) o direito a exercer a função.


Então agora o país irá acabar com as faculdades de jornalismo??? Iremos rasgar nossos diplomas e brigar por uma vaga neste mercado com "profissionais" não-qualificados?????? Se a faculdade não pode formar um jornalista, imagine este mercado onde um pretende comer o outro a qualquer custo!!!!! Que ideia, viu?

Resultado parcial da votação realizada pelo Portal Imprensa. VOTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias!