segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um lugar ao sol...

O título já diz tudo não é?

Quem nunca desejou ter estabilidade, trabalhar em uma empresa de grande porte, receber um salário excelente, ter todas as garantias e bonificações, creche para os filhos, auxílio para cursos de idiomas, pós-graduação, entre muitos outros benefícios? Pois estes são “apenas” alguns dos motivos que levam milhares de pessoas a tentar a “sorte”* em concursos públicos.

No último domingo [08], o processo seletivo da Petrobrás reuniu cerca de 450 mil pessoas que sonham com esta vida tão cobiçada. Aliás, cobiçada não é nem o termo correto... esta é uma vida concorridíssima!

Este foi o maior concurso já realizado pela empresa. Estavam em questão 60 cargos de nível médio e superior para preenchimento de 2611 vagas, além de cadastro reserva. Só na minha área [Jornalismo] a relação candidato/vaga estava em 545 [imagine 545 profissionais para uma única vaga!!!]

Ora, no edital, estava bem claro que a classificação dependia da pontuação obtida na prova específica [e de não zerar nenhuma prova de conhecimentos básicos, claro!]. Então fica fácil para quem já trabalha na área, ou é recém formado e está com o assunto “quente” na cabeça. Nada de lembrar que grandes profissionais competentes de sua área também se inscreveram.... besteira! Basta estudar um pouco para relembrar alguns termos específicos da área, algumas teorias e pronto!

Pobre ilusão... A prova não media apenas conhecimento técnico, mas principalmente atenção e raciocínio. Questões com preposições parecidas e com apenas pequenas diferenças dificultaram a vida dos concorrentes.

O gabarito foi divulgado hoje [segunda, dia 9] e a página da Cesgranrio esteve a manhã inteira congestionada. Foi difícil acessa-la. No início da tarde estavam lá aquelas letrinhas que dão mais medo que um pitbull...

Uma mistura de sentimentos [medo, ansiedade, vontade...] se esbarravam ao mesmo tempo. Mas estava na hora de ver se dava para continuar sonhando ou não. Bom, infelizmente, depois de conferir as questões com o coração na mão, foram embora todos os planos de uma vida estável. 58% é perto dos 60% mínimos para classificação, mas bem distante dos 90% provavelmente necessários para convocação, né?

Agora resta apenas estudar mais, torcer para que outras grandes empresas abram mais concursos, continuar trabalhando [claro!] e nunca desistir do seu objetivo, por mais longe que ele pareça estar.

Ah, antes que eu esqueça... parabéns aos que ficaram bem colocados!



*Digo “sorte” porque existem casos de pessoas que estudam, passam em excelentes colocações e NUNCA são convocados... Então é preciso também ter sorte, né? Fazer o quê...!?

Um comentário:

  1. lilica, que bom descobrir mais alguém com um blog, e com características tão parecidas ("ansiosa, preguiçosa e impaciente").. adorei a idéia de as pessoas poderem colaborar, prometo pensar na idéia, ver se me encorajo. bom também ter mais um meio pra ficar mais perto de você. beijos e uma saudade enorme. e boa sorte nos próximos concursos - desistir, nem pensar!

    ResponderExcluir

Compartilhe suas ideias!